O nosso processo ensino-aprendizagem baseia-se na contextualização do conhecimento e no desenvolvimento de competências e habilidades, favorecendo a construção da autonomia, da aprendizagem significativa e da postura ética, crítica e cidadã.
Proposta Pedagógica
A nossa proposta curricular é diferenciada: trabalhamos todo conteúdo do Ensino Médio em dois anos e meio. Para isso, em cada disciplina, além dos livros didáticos, os estudos são complementados com livros paradidáticos, selecionados de acordo com os objetivos de aprendizagem e os professores disponibilizam atividades complementares no Portal Educacional.
A finalidade é intensificar o atendimento individual frente aos objetivos propostos que requerem maior atenção, sendo uma oportunidade a mais para ampliação de conhecimentos. Essa proposta de trabalho é um diferencial em nossa escola. As necessidades decorrentes das particularidades individuais podem ser contempladas por explicações individualizadas e em pequenos grupos.
Preparação para os Processos Seletivos
A preparação para os processos seletivos inicia-se já no primeiro ano do Ensino Médio com a realização de simulados trimestrais, resolução comentada em sala de exercícios de universidades públicas e renomadas universidades particulares. No segundo semestre do terceiro ano, essa preparação se intensifica, adotamos um material apostilado para revisitarmos todo o conteúdo estudado no Ensino Médio, os simulados passam a ser mensais e trabalhamos com plantões de dúvidas de todas as disciplinas no período da tarde.
Avaliação do processo de aprendizagem
A avaliação é compreendida como processo contínuo e qualitativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, levando em consideração as habilidades propostas no desenvolvimento do trabalho escolar. Nesse processo, são considerados os aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais de forma a garantir a consecução da Proposta Pedagógica do Colégio.